PIBID 2013 UEPG LICENCIATURA EM FÍSICA

Este é o blog do projeto de Iniciação a Docência para acadêmicos de Licenciatura em Física que faz parte do projeto Institucional da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, ano 2013, dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - MEC/CAPES.
O objetivo do projeto é incentivar a formação de professores, valorizar o magistério e consequentemente melhorar a educação básico. Por meio da articulação entre a Universidade e a escola básica, proporcionar experiência docente aos licenciandos de elevando a qualidade das ações voltadas a formação inicial dos professores.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Planejamento

No início do ano todas as Escolas começam com o seu planejamento pedagógico. Nossos bolsistas participaram da reunião de planejamento do Colégio Borel du Vernay. Observamos que o planejamento é feito para a disciplina de um modo geral: temas do currículo, objetivos gerais, quantidade de aulas,... No âmbito do nosso projeto lançamos um desafio: fazer planejamento de cada aula. Não significa montar o plano de aula, o objetivo é definir como será o processo de construção dos temas curriculares. Como ponto de partida usaremos a proposta de Doug Lemov ( AULA NOTA 10, ED. Da Boa Prosa, Fundação Lemann). A idéia é definir um objetivo que norteará todo processo. Esse objetivo deve ser viável para o tempo disponível; deve ser mensurável o sucesso alcançado ao final da aula; deve guiar a atividade e não justificar a posteriori a atividade; deve se concentrar no que é mais importante no caminho para o aprendizado do tema curricular. Deve-se deixar claro para todos qual é o objetivo, inclusive permanecendo a vista até o final da aula. Deve-se escolher o caminho mais curto para alcançar o objetivo. Deve-se montar o planejamento em dobro: qual a ação do professor e do aluno em cada passo do desenvolvimento da aula.
Este planejamento será feito inicialmente para o tema estruturante MOVIMENTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário